A lenda de La Befana

Religião 1 comentário em A lenda de La Befana

La Befana

Na Itália, a lenda de La Befana é popularmente contada na época do Natal. O que faz um feriado católico ter a ver com o paganismo moderno? Bem, La Befana passa a ser uma bruxa.

De acordo com o folclore, na noite antes da festa de Natal no fim de dezembro, Befana voa em sua vassoura entregando presentes. Muito parecida com o Papai Noel, ela deixa doces, frutas, ou pequenos presentes nas meias das crianças que se comportaram bem ao longo do ano. Por outro lado, se uma criança é desobediente, ele ou ela pode esperar encontrar um pedaço de carvão deixado por La Befana.

A vassoura de La Befana é mais do que apenas o transporte prático – ela também vai arrumar uma casa bagunçada e varrer o chão antes que ela parta para sua próxima parada. Esta é provavelmente uma coisa boa, uma vez que Befana deixa um pouco de fuligem ao descer chaminés, e é apenas educada para limpar depois de sujar. Ela pode encerrar sua visita, entregando-se ao copo de vinho ou prato de comida deixados pelos pais como agradecimento.

Então, de onde é que La Befana vem? Como é que uma velha bruxa gentilmente se associa com a celebração do nascimento de Jesus? Muitas das histórias por trás de La Befana envolvem uma mulher que está à procura, mas incapaz de encontrar a Jesus recém-nascido.

Bruxa Befana

Em algumas lendas cristãs, diz-se que Befana tinha sido visitada por três Reis Magos, ou homens sábios, em seu caminho para visitar o menino Jesus. Diz-se que eles lhe pediram direções, mas Befana não sabia como encontrar o recém-nascido. No entanto , por ser uma boa dona de casa, ela os convidou para passar a noite em sua pequena casa arrumada. Quando os Reis Magos na manhã seguinte, convidaram Befana para se juntar a eles em sua busca. Befana recusou , dizendo que ela tinha muitos trabalhos domésticos para fazer, mas depois ela mudou de idéia. Ela tentou encontrar os sábios e o novo bebê, mas não conseguiu, por isso ela agora voa em sua vassoura entregando presentes para as crianças. Talvez ela ainda esteja procurando o bebê Jesus.

Em outros contos, La Befana é uma mulher cujos filhos morreram em uma grande praga, e ela segue os magos a Belém. Antes de sair de sua casa, ela faz as malas com alguns presentes simples – uma boneca que pertencia a um de seus filhos, e uma túnica costurada a partir de seu próprio vestido de noiva. Estes presentes são simples tudo o que ela tem para dar ao menino Jesus, mas ela não é capaz de localizá-lo. Hoje, ela voa para entregar presentes para as outras crianças, na esperança de encontrá-lo.

Alguns estudiosos acreditam que a história de La Befana, na verdade, tem origens pré-cristãs. A tradição de sair ou trocar presentes podem dizer respeito a um costume romano precoce que ocorre no meio do inverno, na época da Saturnália. Befana também pode representar a passagem do ano, com a imagem de uma mulher velha, para ser substituído por um novo ano.

Hoje muitos italianos, incluindo aqueles que seguem a prática da Stregheria, celebram um festival em honra de La Befana.

La Befana Festival

Comentários

O Desocultando é um agregador de conteudo singular que tem como principal objetivo centralizar e divulgar informações
relacionadas ao oculto, o sobrenatural, ciência, conspirações, contatos extraterrestes e mistérios em geral.


Desocultando | Aqui o oculto é revelado © 2016.


Back to Top